domingo, 25 de julho de 2010

Niki de Saint Phalle


Niki de Saint Phalle nos apresenta uma série de obras que funcionam como uma declaração universal de liberdade do indivíduo, sejam mulheres ou homens, seres humanos libertos em seu universo criativo e em expansão.


Sua arte, proveniente de memórias da infância, de seus sentimentos femininos mais profundos e secretos, de um primitivismo solto e desvinculado dos padrões habitualmente codificados e aceitos, vem pontilhado de humor e de cores explosivas.

Em sua linguagem que está quase próxima ao infantil nos revela um requinte que a liga a rebeldia dos dadaístas, à mutação vertiginosa dos tempos e às metamorfoses misteriosas do ser interior, cofre inconsciente de desejos e temores, presentes em cada indivíduo.

São surpreendentes seus personagens, inusitados nos materiais utilizados (cacos, sucata, espelhos, plásticos e resinas), expandidos nos formatos e na cor (muitas vezes metálicas e luminosas), nas citações a Gaudí e ao 'Facteur' Cheval, espantosos artistas únicos e destituídos de discípulos, que impressionaram e estimularam Niki de Saint Phalle, ela igualmente artista singular.

É dessa fonte que resulta o belo Jardim dos Tarôs, recentemente concluído e construído inteiramente por ela na Toscana italiana, onde incrustrou suas imensas esculturas-personagens que também são habitações, integrando-as à natureza da região.

Existem muitos temas sobre os quais a artista espalha sua criatividade e que estão presentes aqui : os Tiros, os Altares, as Noivas, as Nanás (moças formosas e alegres - apoteoses de mulheres, idealizadas em imagens bem-humoradas, resplandescentes de liberdade e que tornaram Niki de Saint Phalle reconhecida internacionalmente), os Arcanos Maiores e as esculturas monumentais.

A Pinacoteca do Estado possui em seu acervo uma obra importante de Niki de Saint Phalle, doada pela própria artista.

Link para conhecer o jardim do Tarô

www.nikidesaintphalle.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário